sábado, 9 de março de 2013

DENOCS apresenta dados sobre a situação dos principais açudes do RN


Situação Crítica

Os açudes construídos e administrados pelo DNOCS no Rio Grande do Norte, apresentam um volume armazenado de 1.379.875.000,00 m³, o que correponde a um percentual hídrico de 44% da capacidade máxima acumulável, de acordo com leituras realizadas nos reservatórios no dia 07 de março em curso, pela equipe de monitoramento da Coordenadoria Estadual do DNOCS naquele estado.

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves,
a maior do estado em Assu/RN
Somente a barragem engº Armando Ribeiro Gonçalves - a maior do estado - com um volume atual de 1.158.000.000,00m³ representa 83,92% de toda água acumulada em reservatórios federais naquele estado. Os demais reservatórios acumulam 16,08 % , equivalente a 221.875.000,00 m³ da capacidade total.

Segundo a CEST/RN, a região da Bacia Hidrográfica dos rios Apodi- Mossoró, apresenta três açudes secos, quais sejam; açudes Pilões, em Pilões; Umarizal, em Umarizal e Currais Novos, em Itaú. Sete outros estão abaixo do volume morto ou seja, na reserva intangível. São eles: açude Sossego, em Rodolfo Fernandes (3% da capacidade máxima); Tesoura, em Francisco Dantas (8%); Vinte e Cinco de Março, em Pau dos Ferros (13 %); Bonito II, em São Miguel (10 %); Flechas, em José da Penha (11%); Malhada Vermelha, em Severiano Melo e Santo Antonio de Caraúbas (ambos com 9%).

Na Bacia Hidrográfica dos rios Piranhas-Açu, dois açudes, estão com volumes acumulados abaixo da reserva intangível, o açude Dourado, em Currais Novos (8% da capacidade máxima) e Mundo Novo, em Caicó, com 10% da acumulação máxima.

DNOCS

Nenhum comentário: